Chile em maio: clima, roupas ideais e o que fazer

Maio ainda não é inverno, mas quem visita o Chile nesta época tem muita chance de já ver a neve na Cordilheira dos Andes, principalmente depois do dia 15, então viaje com os dedinhos cruzados.

Sim, em 2022 a primeira nevasca caiu em 9 de maio. As estações não estarão com pistas de esqui abertas, mas já pode ter passeio para explorar as montanhas branquinhas. 

Nesta época, começa a amanhecer mais tarde e os dias são mais curtos. Costumo dizer que o outono é um preparativo para o inverno.

E por falar nele, não deixe de ler tudo o que é importante para a temporada de neve em 2023.

Outro ponto importante para levar em conta quem visita o país nessa época é que até 2 de setembro ficamos com uma hora de fuso a menos com relação ao horário de Brasília (horário de inverno no Chile).

 Veja a seguir as dicas de que roupas usar e o que fazer em maio em Santiago do Chile.

Clima e temperatura em Santiago do Chile em maio

Maio é a época em que o tom dourado das árvores toma conta da capital chilena.

No outono (21/03 a 21/06), a temperatura cai bastante por aqui: varia entre 7 e 24 graus, ou seja, uma variação bem grande.  O sol se põe por volta das 19h.

Podemos ter um pouco de chuva no outono, mas não se preocupe. Nada parecido com o Brasil. Aqui chove bem menos e costuma passar rápido, dificilmente por dias e dias. E nem podemos reclamar, já que a chuva é escassa e precisamos dela para ter neve.

Quer saber mais sobre o outono no Chile? Leia aqui.

Eventos e feriados em maio

Teremos três feriados no Chile em maio 2023:

  • 1º de maio (segunda-feira) – Dia do trabalho, feriado irrenunciável
  • 7 de maio (domingo) – Elecciones del Consejo Constitucional
  • 21 de maio (domingo) – Dia das Glórias Navais

 

Veja também um dos eventos em Santiago que está previsto para ocorrer em maio:

Festa da Vendimia do Valle de Cachapoal, 06 de maio, na vinícola Vik.

Valor: $70.000 degustação ilimitada

Para comprar, clica aqui.

Vendímia do Valle del Maipo, 12 a 14 de maio;

Para comprar, clica aqui.

Festa da Vendimia da Majadas de Pirque, 13 maio.

Para comprar, clica aqui.

Maratona de Santiago: em sua 15ª edição, a Maratona será realizada no dia 14 de maio (domingo), com saída no Parque O'Higgins.

Leia os detalhes, aqui.

O que fazer nos feriados dos dia 1 e 7 de maio:

  • O teleférico e funicular irão funcionar normalmente nestes dois feriados.
  • O ônibus turísticos Hop on Hop off também vai funcionar. É uma boa oportunidade de conhecer vários prontos turísticos.
  • Uma outra boa opção é aproveitar para conhecer os parques Araucano e Bicentenário que estão lindos com as cores do outono.
  • Pátio Bellavista é um local que também estará aberto e ideal para almoçar ou até mesmo sair a noite. 
  • Praças de alimentação dos shoppings também funcionam normalmente.
  • Se programem e troquem dinheiro antes, as casas de câmbio não abrem nesses feriados.

Roupas ideais para a sua viagem ao Chile em maio 

Casacos mais quentinhos para as manhãs e noites já são indicados para essa época. Botas e meias mais grossas também são bem-vindas. Recomendo pelo menos um agasalho mais pesado para o dia do passeio na Cordilheira. 

Nessa época também é comum pegar alguns dias de chuva, então é bom ter na mala um calçado e um casaco impermeáveis. Pode trazer luvas, toucas e cachecol. 

Outra dica que sempre dou é que, seja de dia ou de noite, a temperatura sempre tende a ser mais baixa em passeios fora da Região Metropolitana. É melhor não confiar na previsão de tempo aberto e usar calça e carregar um agasalho médio ou grande. Casacos do tipo corta-vento também são úteis na montanha.

Se você não tem opções de casacos para o frio, saiba que em maio as roupas de inverno já estão nas lojas. Os preços costumam ser mais atrativos que no Brasil, sem contar que as peças estão mais preparadas para o inverno daqui. 

Leia esse post sobre roupas de inverno para saber mais.

Nos passeios, recomendo levar, mesmo que em dias mais frios:

  • Protetor solar;
  • Protetores labiais;
  • Creme para as mãos;
  • Soro para o nariz;
  • Garrafinha de água.

Se você vai viajar somente com uma bagagem de mão, leia o meu post sobre o que pode ou não levar

 

 

Passeios recomendados em Santiago e arredores

A parte boa de viajar em maio é que você poderá desfrutar da maioria dos passeios de inverno e outros que estão disponíveis o ano todo. 

Confira o que tem de bom para fazer em maio:

Casa de Pablo Neruda em Isla Negra: conhecer a casa do poeta chileno, com objetos de decoração que remetem ao mar, como réplicas de veleiros, barcos dentro de garrafas e muito mais. Além da linda vista para o mar, é claro!

Portillo: mesmo sendo um centro de ski, a Laguna del Inca fica linda para conhecer nessa época. É um passeio para admirar um lago de cores que variam entre o verde e o azul. Na época de inverno, só têm acesso ao local quem vai esquiar. 

Cordilheira dos Andes: é claro que se nevar, você tem que aproveitar e incluir a visita a uma estação de esqui para brincar na neve, mesmo que as pistas para a prática de esqui não estejam abertas. Pode ser  o Valle Nevado, El Colorado ou La Parva. 

Piquenique na Cordilheira dos Andes: imperdível para ver o pôr do sol na Cordilheira dos Andes, combinado com piquenique. Eu já fiz e acho muito bacana. Começa por volta das 14h e vai até 22h. Nada mais gostoso do que ver o sol se pôr tomando um bom vinho. 

Passeios de bicicleta pelas vinícolas do Valle de Casablanca: as vinícolas são sempre um passeio imperdível. O Valle de Casablanca está a 1h30 de Santiago e com diversas opções de vinícolas para aproveitar o dia, como a Casas del Bosque e a Veramonte.

Vinícolas no Valle del Maipo: as vinícolas localizadas no Valle del Maipo ficam bem pertinho de Santiago e você pode visitar por conta própria como Concha y Toro, Undurraga, Santa Rita e Cousiño Macul. Sugiro o passeio para a Allyan, com direito a degustação durante o pôr do sol. 

Bicicleta em Santiago: os santiaguinos são muito adeptos do esporte ao ar livre. Por isso, as pistas para bicicletas seguem por diversos bairros da cidade. Uma dica é alugar uma e conhecer Santiago. Você pode ir ao Parque Metropolitano, onde tem uma subida até o Cerro San Cristóbal. Chegando lá em cima, aproveite para tomar um “mote con huesillos. 

 

Documentos para entrar no Chile em abril de 2023

Para entrar no país você pode usar a sua carteira de identidade (máximo de 10 anos da data de emissão, saiba mais aqui) ou passaporte válido e em bom estado de conservação. Leia as informações completas, aqui.   

Nem sempre pedem, mas recomendo que tenha o comprovante em mãos. Serve o ConecteSus. É exigido o esquema de vacinação completo, com isso se entende que são duas doses, mais que isso é reforço. Caso não tenha o comprovante de vacinas, tem que apresentar o teste de PCR com resultado negativo, feito dentro das 48 horas antes do embarque. O comprovante de vacinação não é exigido para menores de 18 anos. Nenhuma outra vacina é exigida, além da Covid.

Desde o último dia 1 de janeiro de 2023, o governo chileno voltou com o teste de PCR aleatório na entrada do país, em Santiago o teste é feito no aeroporto. 5% das pessoas que entram no Chile são selecionadas. 

Apesar de não ser obrigatório, contratar um seguro viagem é muito importante. O seguro você pode comprar através do link da minha página, eu ganho uma pequena comissão que me ajuda muito. 

E se você quiser mais informações sobre chip de celular, a voltagem, os melhores passeios, esse post vai te ajudar.

E se vai viajar para o Chile com crianças, é só clicar aqui para ficar por dentro de todas as dicas.

Cartão Wise, vale a pena no Chile?

Melhor bairro para se hospedar em Santiago do Chile

Gostou das dicas do que fazer em maio no Chile? Então, não deixe de compartilhar esse link. Deixe também seu comentário. Eu respondo a todos 🙂 

Lembrando que o  Nós no Chile não é agência, não vendemos passeios, mas temos indicação de agências da nossa confiança aqui na página, neste link aqui.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade