Ilha de Páscoa com crianças: dicas para sua viagem ser um verdadeiro sucesso

Um paraíso remoto, ainda pouco visitado por brasileiros, que esconde os mistérios de uma civilização antiga e a exuberância de paisagens polinésias. Assim é Rapa Nui, mais conhecida mundialmente como Ilha de Páscoa.

Neste post, trazemos tudo que você precisa saber para programar a sua viagem com crianças e descobrir as maravilhas dessa ilha no meio do Oceano Pacífico.

Passagem aérea e visto para a Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa pertence ao Chile e, a primeira coisa que você precisa saber é que a única forma de chegar até ela é através de um voo Latam que parte diariamente de Santiago. Portanto, se você vem do Brasil, seu primeiro trecho aéreo será até o aeroporto internacional de Santiago. Lembre-se de que, para vir para o Chile, as crianças também precisam ter passaporte válido ou documento de identidade com menos de 10 anos da data de emissão. A certidão de nascimento não é um documento válido. Além disso, caso a criança não esteja acompanhada de ambos os genitores ou responsáveis, será necessário providenciar uma autorização de viagem para menores de idade, exigida pela Polícia Federal Brasileira no aeroporto. 

Ao procurar por passagens aéreas, fique atento ao tempo total de viagem e ao tempo de espera no aeroporto de Santiago. Lembre-se de que será necessário desembarcar do voo internacional, passar pela alfândega chilena e só depois ir para a área de embarque nacional. Como há apenas um voo diário para a ilha, esta conexão pode demorar bastante e ser extremamente cansativa para as crianças.  Considere a possibilidade de passar uma ou duas noites explorando Santiago do Chile antes de seguir viagem. 

Para poder embarcar para Rapa Nui você deverá apresentar, ainda no aeroporto de Santiago, uma espécie de visto virtual chamado “Formulario de Ingreso a Rapa Nui”. Trata-se de um documento que deve ser preenchido online com seus dados pessoais, dia da sua chegada à ilha, o local da sua hospedagem e quantos dias ficará por lá. A permanência máxima é de 30 dias. O preenchimento deste formulário é individual, ou seja, inclusive as crianças deverão ter seus respectivos formulários prontos para serem apresentados às autoridades chilenas.

Rapa Nui ou Ilha de Páscoa? 

Pode parecer confuso, mas os dois nomes se referem exatamente ao mesmo lugar: a ilha habitada mais remota do planeta, que pertence ao Chile mas está localizada no triângulo polinésio, no meio do Oceano Pacífico.

Rapa Nui é o nome oficial da ilha, além de ser o único nome aceito e usado por seus habitantes. “Ilha de Páscoa” foi o nome dado pelos europeus que desembarcaram em suas praias pela primeira vez em 1722, num domingo de Páscoa. Ainda hoje, “Ilha de Páscoa” é o nome mais difundido globalmente. Mas essa realidade está mudando à medida que a cultura e o povo originário ganham visibilidade no mundo. No Chile e na própria ilha, é mais comum ouvir o termo “Rapa Nui”.

 

Desembarque e recepção no aeroporto Mataveri

O aeroporto Mataveri em Rapa Nui é pequeno e simples. O desembarque é feito na pista, e a retirada de bagagem costuma ser bem rápida, embora o espaço ao redor da esteira rolante seja bem limitado e possa causar alguma confusão.

O aeroporto está localizado no centro da cidade e vimos muitos turistas saindo a pé e caminhando com malas até o local de suas hospedagens. No entanto, esta escolha pode ser cansativa e desgastante para quem está com malas grandes e com crianças, principalmente após um longo trajeto de avião. A sugestão é contratar um transfer.

A maioria dos hotéis e pousadas oferece este sistema leva e traz. Contratando alguém para buscar sua família no aeroporto, você terá a experiência de ser recebido com um lindo colar de flores naturais, uma tradição nas ilhas polinésias. Receber turistas com um colar de flores simboliza respeito,  hospitalidade e integração do visitante à ilha. Nossas crianças já haviam lido sobre esta tradição e aguardavam ansiosas por este momento.

Hospedagem em Rapa Nui com crianças

A ilha é pequena, mas hospedagem é o que não falta. A maioria dos hoteis e pousadas está concentrada no centrinho da ilha, em Hanga Roa. Embora existam alguns outros hoteis espalhados pela ilha, inclusive alguns luxuosos e belíssimos, nossa escolha foi por um hotel pequeno e central, o que nos possibilitou fazer muitas atividades a pé, além de estarmos perto de restaurantes, de mercados e do píer. Escolhemos uma hospedagem que tinha boa avaliação pelo Booking e quartos familiares que acomodavam 2 adultos + 2 crianças: o Hare Nua Hotel Boutique.

Ele está localizado na avenida principal, a passos do supermercado e da feira de artesanato. Sabemos que se hospedar em Rapa Nui não é barato, mas ficamos bastante satisfeitos com o custo benefício deste hotel. A diária do quarto familiar para 2 adultos + 2 crianças, com café da manhã, custa aproximadamente US$250. O hotel tem piscina, jardim, jacuzzi e áreas de descanso, ideais para relaxar entre um passeio e outro. 

O que mais encantou as crianças na Ilha de Páscoa

Nossa viagem teve início muito antes de embarcarmos. Tudo começou com nossa família lendo histórias sobre os Moai e sua enigmática presença por toda a ilha. Como era possível que monolíticos de 40 toneladas fossem transportados de um lado para o outro numa época em que não existiam ferramentas adequadas e guindastes para isso? Quem foram os povos que produziram os Moai e o que estas estátuas significavam? Envolvemos as crianças nas lendas e assistimos aos documentários sobre a cultura polinésia e Rapa Nui. Mostramos no mapa onde a ilha está localizada e levantamos hipóteses de como os primeiros habitantes podem ter chegado lá. 

A partir do momento que desembarcamos, tudo foi se tornando realidade com um toque de magia. Desde o recebimento do colar de flores no aeroporto, até cada Moai avistado ou cada tartaruga nadando pela costa.

Sim, há muitas tartarugas na costa da ilha. São enormes e belíssimas, e uma das experiências mais emocionantes para as crianças foi nadar junto delas no mar.

Onde comer na ilha de Páscoa

São muitas opções de restaurantes no centro de Hanga Roa. Aqui estão algumas das nossas escolhas favoritas, lugares tranquilos e familiares que atenderam muito bem nossa família com crianças de 5 e 8 anos. 

Optamos por tomar café da manhã no hotel e fazer as demais refeições nos restaurantes próximos, todos a uma distância caminhável da nossa hospedagem.

 

  • La Pizzeria, lugar que tivemos a sorte de encontrar pesquisando pelo Google e que de fato não decepcionou. Servem pizza boa e cerveja gelada.
  • Makona, a melhor comida típica Rapa Nui.
  • Le Frits, um restaurante-bar que passava o dia inteiro bem movimentado.
  • La Taverne Du Pecheur, restaurante gerido por uma mulher Rapa Nui muito conversadeira e seu companheiro francês.
  • O TeAhi_Rapanui, padaria com as melhores empanadas, assadas na hora.
  • Umu Pae Restaurante, ideal para um petisco e mais empanadas. 
  • Mikafe que fica de frente pro píer e serve sorvetes, bolos e cafés.

 

Se tem um restaurante em Rapa Nui que não pode ficar de fora do seu roteiro ele é definitivamente o Makona. Já havíamos recebido indicação dele quando estávamos preparando o roteiro. Quando chegamos, o hotel nos entregou uma lista de recomendações e lá estava ele novamente. O Makona fica na avenida principal de Hanga Roa e conta com cerca de 10 mesas. Gostamos tanto que almoçamos em um dia e voltamos para jantar no dia seguinte. A especialidade do restaurante é ceviche e demais preparações com os pescados frescos da ilha. O atendimento é muito bom e os pratos são generosos. 

Para quem viaja com crianças, também pode ser vantajoso dar uma passadinha no supermercado e garantir comidinhas para levar nos passeios. Na mesma quadra do hotel Hare Nua está o grande supermercado da ilha, o Henua. Ele é moderno e tem tudo que você pode precisar.  

O que você não pode deixar de visitar em Rapa Nui com crianças

São muitos os sítios arqueológicos e as atrações culturais em Rapa Nui. Equilibramos dias mais intensos com dias mais tranquilos, garantindo que as crianças aproveitassem ao máximo. Aqui estão alguns lugares que visitamos e que consideramos imprescindíveis incluir num roteiro com crianças. Cada um deles com suas fascinações, histórias e legados culturais próprios:

  • Pedreira onde os Moai eram esculpidos (Rano Raraku);
  • Plataformas com as estátuas em pé (Ahu Tongariki, Ahu Akivi, Ahu Ko Te Riku e Ahu Tahai);
  • Cratera do vulcão Orongo;
  • Praia de Anakena, onde também está a plataforma Ahu Nau Nau.
  • Píer com tartarugas e peixinhos coloridos;
  • Museu Rapa Nui;
  • Iglesia de la Santa Cruz, a única da ilha, com cerimônia Rapa Nui aos domingos;
  • Feirinha de artesanato local;

 

Passeios privados com crianças na Ilha de Páscoa

Foram muitos os passeios e cada um deles renderia um post completo, com muitas fotos e informações interessantes. Mas como este texto já está ficando longo demais, vamos nos ater às informações que ajudarão no seu planejamento. 

A primeira coisa que você precisa saber é que a maioria dos sítios arqueológicos, onde estão os Moai, não podem ser acessados sem a companhia de um guia certificado. Esta regra é relativamente nova, foi instituída em 2018 e entrou em vigor quando a ilha foi reaberta após a pandemia. Antes disso, turistas tinham livre acesso às estátuas e aos demais locais históricos e infelizmente muita coisa foi depredada. Atualmente é necessário que você compre um ticket de ingresso ao Parque Rapa Nui, que dá acesso a 10 lugares diferentes na ilha, além de precisar contratar um guia para acompanhá-lo. 

Como as agências de turismo costumam formar grupos grandes e nós estávamos com crianças, optamos por tours privados para explorar no nosso próprio ritmo e permitir que as crianças fizessem perguntas. Foi a melhor coisa que fizemos.  No primeiro dia contratamos o tour “full day” diretamente no hotel. Fomos acompanhados por uma guia nascida e criada na ilha, descendente do povo Rapa Nui e muito conhecedora da cultura e da arqueologia local. Ela nos buscou no hotel e durante 8 horas visitamos os principais pontos turísticos da ilha.  Este tour privado de dia completo teve um valor de US$195 por adulto, e crianças não pagam. 

Nos demais dias contratamos tours privados diretamente com guias recomendados por outros turistas e moradores locais. Nossa experiência com elas foi ainda melhor. As guias eram mulheres Rapa Nui extremamente atenciosas com as crianças, o que nos proporcionou experiências únicas. Marisol da Kame Hare Tour (whatsapp+56965010258) e Naty Ika do Rangi Taki Tour (whatsapp +56957776127). Jamais iremos esquecer! Com elas contratamos tours de “meio dia” (half day tours) que tem duração aproximada de 4 horas e você escolhe em quais sítios arqueológicos quer ir. Eles custaram US$75 e US$95 respectivamente.

Existem alguns lugares na ilha onde o turista tem livre acesso, ou seja, não há necessidade de guia ou de ticket de ingresso.  Nossa família decidiu alugar um carro, por apenas uma diária, para poder percorrer com tranquilidade a estrada que permeia a costa e voltar à linda praia de Anakena. Foi um dia de descanso no paraíso polinésio. 

Afinal, vale a pena visitar a Ilha de Páscoa com crianças?

Sim, sim e sim! Esta foi uma das viagens mais incríveis que já fizemos com as crianças. Envolvê-las no planejamento, na magia e nos segredos da ilha fez toda a diferença para que o roteiro fosse sucesso do começo ao fim. 

Rapa Nui tem encantos para todas as idades e se você tiver a oportunidade de ir, nem pense duas vezes. Voltamos de lá com a sensação de que a ilha é uma mistura do filme Moana da Disney com algum documentário histórico sobre antigas civilizações e seus mistérios. Voltamos para casa fascinados. 

Esperamos que este texto te ajude a planejar uma viagem igualmente memorável!

Texto e fotos de Mel Villas Boas que é graduada em língua e literatura estrangeira pela USP e por muitos anos se dedicou à carreira de professora e gestora escolar. Mas após a maternidade, muita coisa mudou! A Mel é apaixonada por organização e decoração de eventos, é amante da boa gastronomia e entusiasta de tudo que envolve o universo infantil. Ela já morou em São Paulo, em Minnesota e hoje vive em Santiago.

Aqui temos outras publicações da Ilha de Pascoa:

Quanto custa viajar para a Ilha de Páscoa!

Ilha de Páscoa: como chegar, documentos e dicas!

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários