Inverno no Chile: O que levar na mala

por Rosi Guimarães

[Atualizado Julho/19] Muitas pessoas me perguntam sobre as roupas que devem trazer para enfrentar o inverno chileno. Resolvi escrever este post contando nossa experiência com o frio por aqui e o tipo de roupa que usamos. Morando no Chile há cinco anos, fomos aprendendo o que é ideal para encarar o frio. 

No dia 21 de junho começa o inverno no Chile, que vai até 21 de setembro. Então se você vai viajar nesse período, é bom estar preparado para enfrentar as temperaturas que variam entre – 3 e 18 graus.  Nas estações de esqui, as temperaturas podem chegar a -15 graus. É muito frio!

Geralmente, o período de neve acontece entre meados de junho e meados de setembro,  mas aviso: não tem data certa para chegar. Dependemos da mãe natureza, é ela quem manda. Há anos que a temporada de neve antecipa, como aconteceu em 2016 quando a primeira nevasca caiu em abril. Em outros anos, como em 2015, a neve atrasou e a temporada iniciou em meados de julho. Ou seja, depende das condições climáticas. A temporada de neve é a época em que os centros de esqui estão abertos e funcionando a pleno vapor, com muita neve. Estamos ansiosos por muito neve em 2019.

  • Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o inverno no Chile. Leia aqui. 

Para suportar o inverno chileno, o mais indicado é usar camadas de roupas. Tanto eu, como meu marido e filhos, usamos essa técnica. Com estas dicas, vai ficar mais fácil você organizar a sua mala para o Chile.

1ª camada:

Segunda pele ou malhas térmicas, que são peças diferentes. A segunda pele é feita de microfibra, poliamida ou elastano. Já a malha térmica é mais potente, um tecido especial para suportar baixas temperaturas e manter o corpo aquecido e isolar o frio. Ambas são bem coladinhas no corpo, tem opções para homens e mulheres. Vale a pena investir numa segunda pele já que é mais em conta que a malha térmica.

Roupas de inverno Chile

2ª camada:

É a camada intermediária. O ideal é esse tipo aí da foto, um tecido apropriado, chamamos aqui no Chile de polar. É o fleece. Serve como camada de isolamento térmico. É um tecido bem leve, um pouco parecido com uma flanela mais grossa. Para quem não tem e não quer adquirir uma peça de fleece porque provavelmente não vai usar no Brasil, pode ser uma blusa de moletom grossa ou de lã. Mas essa aí da foto é muito mais quentinha e de uma marca boa, Columbia. Como moramos aqui no Chile, vale o investimento.

Roupas de inverno Chile4

3ª camada:

A última camada tem que ser de agasalhos bem grossos, como sobretudos, jaquetas e parkas (nome usado aqui no Chile), que são essas de gominho e tecido sintético, como as da foto. Além de quentinhas, são impermeáveis e servem para usar na neve.

Se quiser ficar mais elegante para sair à noite, o ideal é abusar de sobretudo e casacos como estes das fotos. 

Uma pausa para você assistir nosso vídeo dos pontos turísticos do Centro de Santiago

Opção para homens:

Roupas de inverno Chile

 

Para complementar: gorros, cachecóis, lenços e luvas ajudam a manter o corpo quentinho, sem esquecer das meias, de preferência bem grossas. Dica para quem é friorenta como eu: as meias-calças grossas servem para colocar por baixo da calça jeans e ajuda a esquentar.

Além das meias grossas, a bota, tanto para os homens quanto para as mulheres, é a melhor opção. No mês de junho costuma chover, mas calma, aqui não chove tanto como no Brasil. Se tiver uma bota dessas de plástico ou borracha, próprias para chuva, pode colocar na mala também!

Atenção! Se quiser levar vinhos para o Brasil, lembre-se de deixar um espaço para a bebida, cuidado para não ultrapassar os 23 quilos permitidos pelas companhias aéreas. 

As mulheres podem abusar das botas, toucas e chapéus. Aproveite para esbanjar charme e beleza pelas ruas de Santiago. E os homens não precisam ficar com vergonha, podem usar cachecol e gorros, todos aqui usam. Com tudo isso em sua mala você estará preparado para enfrentar o frio aqui no Chile. O Segredo é apostar em peças pretas ou escuras, assim dá para repetir mais de uma vez. Lenços e cachecóis coloridos fazem a diferença.

Para os pés: 

Além das meias grossas, bota, tanto para os homens, quanto para as mulheres é a melhor opção. Para as Mulheres:

Para homens:

Dica boa: quando entrar em locais fechados ou com aquecimento tire o seu agasalho. Não é necessário usá-lo em local aquecido. Deixe para vestir novamente quando sair. 

A loja H&M do shopping Costanera é uma boa opção para comprar acessórios para o frio. Tem de tudo: luvas, cachecóis, gorros para homens e mulheres. 

E as roupas para esquiar é melhor alugar ou comprar?

Depende da quantidade de vezes que pretende usá-las. Se for só um dia, não compensa comprar, mas se pretende conhecer outros centros de esqui e praticar o esporte outras vezes, aí vale o investimento da compra. Minha sugestão é que, se for a primeira vez, o melhor é alugar pois você nem sabe se vai gostar. Outra coisa, quando se aluga há muitas opções e pode-se escolher o que mais vai combina com você. Depois, na hora de comprar, já fica mais fácil.

Opções de roupas de esqui para aluguel: casacos, calças, botas e luvas. O conjunto completo custa entre $ 25.000 e $ 30.000. 

Dica: Não esqueça que o protetor solar e labial são importantes para o dia da neve.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

84 comentários

MAURICIO DB 11 de julho de 2019 - 07:16

Oi Rosi, falando literalmente sobre malas, vale a pena comprar malas ai no Chile? Em caso positivo, alguma sugestão de loja (no Costanera ou outro shopping)?

Reply
Rosi Guimarães 12 de julho de 2019 - 11:05

Oi Mauricio,
As lojas de departamentos: Paris, Falabella e Ripley sempre tem boas ofertas. Vale conferir!
Abraço!

Reply
Ravenna 8 de julho de 2019 - 23:44

Rosi, sabe me dizer se posso levar suplementos alimentares (creatina, hipercalórico e whey prontein) para o Chile?
Preciso declarar no vôo?!A embalagem deve ser a original do produto e lacrada?!
Obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 10 de julho de 2019 - 15:24

Ravenna,
Não sei te dizer, mas para evitar problemas o melhor é declarar. É o que eu sempre digo: na dúvida, declare!
Um abraço e boa viagem!

Reply
MAURICIO DB 20 de junho de 2019 - 02:45

Oi Rosi, vou no início de AGOSTO, você considera importante levar pijamas daqueles grossos e felpudos ou o aquecimento dos hotéis resolve bem?

Reply
Rosi Guimarães 21 de junho de 2019 - 15:51

Oi Mauricio,
Com o aquecimento dos hoteis fica dispensável o uso de pijamas muito grossos.
Um abraço!

Reply
MARIA LUIZA SOUZA CARRERA 5 de setembro de 2018 - 09:38

Como está o tempo neste mês de setembro? Estou indo dia 12/09/18 e olhando no climatempo aparece temperaturas bem altas, isso procede?

Reply
Débora 20 de julho de 2018 - 08:03

Oi Rosi, vou para o Chile dia 11/08, quanto a parte de baixo, uma calça térmica e mais uma por cima é suficiente na cidade? e na neve, teria que ser mais uma camada?
Obrigada.

Reply
Welt 18 de julho de 2018 - 22:38

Olá. Você pode indicar contato ou site de lojas de aluguel de roupas para neve ?

Reply
Lindalva 2 de agosto de 2018 - 13:46

Oi Rosi, gostaria de saber qual a necessidade de usar colirio e spray nasal, se habitualmente não uso.

Reply
cassia paladino 3 de julho de 2018 - 18:50

Oi Rosi, estaremos ai no chile dia 13.07, e a nossa duvida são referente as roupas, vale a pena comprar ai. vc conhece alguns brechos que valem a pena .

Reply
Patricia Menezes 3 de junho de 2018 - 08:34

Oi, Rose!
Adorei suas dicas. Gostaria de saber se preciso mesmo alugar roupa se for apenas p conhecer as estações de esqui, não pretendo esquiar. E, se tiver de alugar, terá roupa em tamanhos bem grandes, acima de 50? Obrigada pela atenção!

Reply
CRISTINA CÉLIA TEIXEIRA 11 de junho de 2018 - 13:14

Essa tbm é munha dúvida!

Reply
Aparecido V B Carvalho 28 de maio de 2018 - 22:23

Boa noite Rosi,Vamos com um grupo de 15 pessoas para o chile no dia 8/8/2018 a 12/8/2018, eu e minha esposa não vamos esquiar, apenas , apenas conhecer o vale nevado e vinicolas e centro de Santiago, devo alugar agasalhos em Santiago ou levar , por favor nesta periodo muito vento ou frio. Abraço

Reply
Amanda 24 de maio de 2018 - 09:06

Olá! Vou passar 5 dias no Chile em julho. Sou do nordeste e nunca viajei para o frio. Gostaria de saber sobre a quantidade de roupas térmicas (Blusas de calças) que preciso levar.

Reply
Maria Luisa 15 de maio de 2018 - 18:28

Primeiramente parabéns pelo blog, estou adorando suas dicas e anotando td, pois estou indo no feriado de Corpus Christi pela primeira vez à Santiago. Fiquei atenta nas dicas sobre roupas de frio e quero comprar um casaco, desses leves, de pena/pluma de ganso, tem alguma marca que vc indicaria, que seja boa, mas ñ tão cara ou a maioria deles é de boa qualidade?

Reply
7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile 15 de maio de 2018 - 12:46

[…] Em Santiago, variam entre -3 e 18 graus. Desde que moramos aqui, há 3 anos, essa tem sido a variação. Nossos filhos saem para o colégio com temperaturas negativas. Há dias mais frios, outros nem tanto. Nas estações de esqui, as temperaturas podem chegar a -18 graus. É muito frio! Tem que ir preparado. Aqui nesse post eu falo sobre as roupas […]

Reply
Roberto Pereira 14 de maio de 2018 - 08:37

Bom dia, como faço pra ter internet no meu celular?? Vendem Chip Pre pago ??

Reply
Rosi Guimarães 14 de maio de 2018 - 11:23 Reply
Neve no Chile 2018: caiu a primeira nevasca no Valle Nevado 11 de maio de 2018 - 15:47

[…] Inverno no Chile: o que colocar na mala […]

Reply
Priscila 14 de março de 2018 - 10:00

Retificando! 30/05 a 03/06
Devo levar roupa térmica de qq forma?
E o passeio que mais quero fazer é para as termas no cajon.
Obrigada!!

Reply
Priscila 14 de março de 2018 - 09:52

Oi Rosi!!
Estou indo fim de maio e início de Junho, oq acaha melhor levar em termos de roupa, porque será o inicio do inverno, costuma fazer muto frio, oq indica?

Reply
Bruna 12 de março de 2018 - 13:14

Olá Rosi! Adorei sua matéria. Poderia me dizer o que acha do clima em santiago no final abril e início de maio? você acha que as roupas mais pesadas de inverno são necessárias ou roupas mais leves são suficientes? Estou numa dúvida cruel!

Reply
Rosi Guimarães 12 de março de 2018 - 13:33

Oi Bruna,
Depende do quanto você sente frio, nesse período o inverno ainda não é tão intenso, então acredito que o melhor é priorizar agasalhos leves, mas por garantia, coloque um pesado na mala e fique de olho na previsão do tempo.
Abraço!

Reply
Marcelo 7 de setembro de 2017 - 17:53

Olá, Rosi
Estou planejando ir até Santiago em Julho/2018 com a família eu Marcelo, esposa e filho de 5 anos, para um passeio de 7 dias em média o custo de comido e hotel, é possível ter uma base de valor? Terei que poupar desde já para este passeio, do aeroporto é de fácil acesso á cidade? tem ônibus, taxis é caro até o centro? estou querendo comprar só as passagens e reservar um hotel pelo site.
valeu abraços
[email protected]

Reply
Vanessa Mara 7 de julho de 2017 - 15:30

Oi Rosi! Muito bom o seu post! Me ajudou muito!
Vamos para Santiago dia 16/08 e gostaria de alugar para um dia roupas para esquiar. Você poderia me indicar onde alugar e se tem como ser antecipado? Obrigada! bjinhos

Reply
Rosi Guimarães 8 de julho de 2017 - 11:29

Vanessa,
Se você fechou o passeio com alguma agência, elas passam nas lojas para aluguel que ficam na estrada para as estações de esqui. Você pega a roupa na subida para a estação e devolve no volta.
Abraço!

Reply
Luzia Kuntzel 6 de julho de 2017 - 09:18

Oi Rosi, adorei seu post, pois está super detalhado e bacana. Vou para Santiago agora no final de julho e já sei exatamente o que levar na mala e o que comprar aí. Minha única dúvida é sobre dinheiro: levo peso chileno, dólar, real ou cartão de crédito?

Reply
Rosi Guimarães 8 de julho de 2017 - 11:34

Oi Luiza,
tudo bem? Já leu esse meu post:http://nosnochile.com.br/chile-real-dolar-ou-cartao-de-credito/
Abraço!

Reply
Vamos brincar na neve? Como foi nosso dia em Farellones 7 de junho de 2017 - 09:39

[…] Leia aqui um post completinho sobre as roupas de inverno. […]

Reply
7 razões para você conhecer o Chile 28 de maio de 2017 - 10:17

[…] Aqui um post sobre que roupas colocar na mala […]

Reply
Maio no Chile. Será que já tem neve no Valle Nevado? 15 de maio de 2017 - 09:50

[…] Você quer saber que roupas trazer para o Chile, leia esse post. […]

Reply
Vanessa 4 de maio de 2017 - 17:08

Rosi
Em setembro o frio que faz, exige roupas mais grossas ou elas só são necessárias na época de julho?

Reply
Rosi Guimarães 7 de maio de 2017 - 10:56

Vanessa,
o tempo anda meio louco por aqui e variando muito, o melhor é esperar chegar mais próximo a data para saber, mas no geral, setembro ainda é bem frio.
Abraço!

Reply
Lais 28 de agosto de 2017 - 13:26

Oi Rosi! Estou indo dia 8 de setembro e volto dia 21… pelo calendário ainda é inverno, mas estou perdida quantos as roupas… Da pra usar sapatilhas, ou melhor botas? Levamos um casaco pesado e carregamos no braço durante o dia, quando esquentar? Ou não é necessário?
Muito obrigada! Bjs!

Reply
Roupas de inverno: melhor comprar no Brasil ou no Chile? 3 de maio de 2017 - 17:49

[…] Dicas do que vestir no inverno no Chile e roupas para esqui. […]

Reply
7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile 28 de março de 2017 - 13:56

[…] Aqui você pode ler o post completo com dicas quentinhas e fotos das roupas e calçados. […]

Reply
Josiane Ferreira 27 de março de 2017 - 11:35

Boa tarde,
Estou planejando uma viagem em JULHO.
Ouvi dizer que na cidade as roupas que tenho aqui da pra usar ai, sem comprar aquelas coisas termicas, é verdade?
Ou eu tenho que comprar blusas e calças termicas?

Para as cordilheiras eu vou alugar as roupas, minha duvida seria pra usar na cidade mesmo.

Reply
Roteiro completo para 7 dias de viagem para o Chile 26 de março de 2017 - 17:00

[…] Saiba aqui o que colocar na mala para enfrentar o inverno chileno. […]

Reply
Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas 16 de março de 2017 - 10:21

[…] Nossa dica: É o passeio mais frio do Deserto. Mesmo no verão, as temperaturas são negativas. No inverno pode chegar a -20º. É importante vestir adequadamente. Roupas térmicas e utilizar camadas fazem toda a diferença. Aqui nesse post tem dicas de roupas para o inverno. […]

Reply
José P. Souza 11 de janeiro de 2017 - 18:06

Boa noite. Rosi.
Moro em uma cidade bastante quente aqui no Brasil, com poucas opções de roupas para o frio e bastante caro também, vale mais a pena ir vestindo apenas uma roupa para aguentar o frio e depois comprar ai no Chile ou devo comprar aqui mesmo?

Abraços.

Reply
Hilda 24 de agosto de 2016 - 13:21

Vamos para Santiago em 20 a 25-10-2016, que tipo de roupas devo levar? Qual é a estação? Obrigada.

Reply
Josi 22 de agosto de 2016 - 11:11

Olá, seu blog é ótimo. Mas uma dúvida que não consigo tirar em nenhum lugar da internet é: como é o clima na primavera, vou viajar pelo período 28/09 a 05/10. Faz muito frio? Precisa levar roupa térmica? Vi que nem deve haver neve nesse período. Fiquei bastante perdida pq essa informação define meu cronograma. Se puder me ajudar agradeço muito.

Reply
amanda 8 de agosto de 2016 - 13:51

Oi Rosi, tudo bem?
Estou adorando o site, maravilhoso!!!

Mas estou com uma dúvida, se puder me ajudar!
Vou com meu marido e minha filha de 2 anos na primeira semana de setembro. Pretendemos passar um dia na neve; eu e meu marida temos algumas roupas e vamos alugar outras, até ai tudo certo. Gostaria de saber se tem roupas de neve para alugar para crianças pequenas também ou se vou precisar comprar? Você pode me ajudar?

Muito obrigada!!!

Reply
Rosi Guimarães 9 de agosto de 2016 - 09:50

Oi Amanda,
Geralmente tem sim, mas o melhor é você confirmar com a agência que você vai fechar o passeio, eles passam nas lojas de aluguel de roupas e eles vão saber te falar se na loja que eles passam tem roupas para crianças de 2 anos. D~e uma olhadinha na loja H & M do Shopping Costanera, lá tem boas opções, só não sei se ainda terá na época da sua viagem. Aqui no blog tem post da H & M.
Um abraço e boa viagem!

Reply
amanda 11 de agosto de 2016 - 13:56

Muito obrigada Rosi!!!!!!
Beijos

Reply
Rafael 5 de julho de 2016 - 19:56

Rosi como é para encontrar roupa para pessoas acima do peso em Santiago? Sou do RJ e aqui nem uso casaco rs, irei para santiago em Agosto.

Reply
Larissa Martins Picinin 14 de junho de 2016 - 14:54

Olá Rose, adoro seu blog e venho acompanhando sempre. Vou para o Chile na primeira semana de junho e senti falta nesse post falando das calças. Qual tipo vocês usam além das térmicas?

Reply
Rosi Guimarães 15 de junho de 2016 - 17:26

Oi Larissa,
Para Santiago, calça jeans por cima da térmica. Para a neve, calça específica para neve.
Abraço!

Reply
Pedro 5 de junho de 2016 - 12:29

Vi nas informações gerais do seguro-viagem da mondial que não cobrem esportes na neve. Ou seja, se eu me acidentar brincando nas estações de ski e precisar do reembolso não conseguirei, certo?

Reply
Rosi Guimarães 10 de junho de 2016 - 11:00

Pedro,
Enviei um email para o Seguro e veja a resposta deles: Nossos seguros viagem cobrem qualquer acidente, mesmo que seja através de prática de esportes radicais, como esquiar na neve.
Neste caso, dos vários nichos de seguro que temos, o que eu recomendaria para quem viaja com intuito de esquiar, como a maioria de seus leitores, seria o Lazer e Turismo: https://www.mondialtravel.com.br/seguro-viagem/aereo/lazer-e-turismo
Abraço!

Reply
vanessa 30 de maio de 2016 - 17:55

Oi Rosi, Adorei seu blog.
Sou de BH e a muito queira visitar o Chile mas tinha muitas dúvidas.
Vamos no final de julho por causa das crianças e minha dúvida é sobre hotéis, vimos que a maioria não tem café ou seja são apartamentos?

Reply
Rosi Guimarães 31 de maio de 2016 - 09:47

Vanessa, bom dia!
Os que não tem café da manhã provavelmente são apart hotel, que é muito comum aqui em Santiago. Leia esse meu post, vai te ajudar: http://nosnochile.com.br/12-hoteis-em-santiago-do-chile-com-opiniao-dos-leitores/

Reply
Iraci A Brito 19 de maio de 2016 - 21:19

Olá Rosi, parabéns pelo seu blog!!! são informações importantíssimas para nós.
Iriei para Santigo em 31/08 e sou muuuuito friorenta, qualquer ventinho já estou com frio, e gostaria de comprar uma jaqueta de pluma de ganso, só que aqui no Brasil está muito caro, em torno de R$500,00 a R$600,00. Você acha que devo comprar aí? seria para o vale nevada.
Ah, outra coisa, pretendo pegar aulas para esquiar, e… tentar neh rsrsr como proceder com esquipamentos. Seria somente para um dia.
Muito obrigada.
Iraci

Reply
Rosi Guimarães 23 de maio de 2016 - 07:46

Iraci,
Dependendo do marca, as marcas boas, como The North Face, columbia, também custam esse preço. Mas nas lojas de departamentos com Ripley, Paris e Falabella é possível encontrar agasalhos mais baratos. Se é somente para usar para o Valle Nevado, o melhor é alugar. Antes de subir para a neve, as agência passam nas lojas para alugar as roupas. sobre os equipamentos você precisa ver com a agência que está fechando o passeio para a neve, algumas já inclui o pacote completo.
Um abraço!

Reply
Mamute da Oficina de Inverno 17 de maio de 2016 - 07:35

Olá Rosi,
Saudações Geladas! =)

Post completíssimo, parabéns! Muito com contribuir para seu blog.

Visite nosso Iglu: http://www.oficinadeinverno.com.br

Abraços quentinhos,
Mamute da Oficina de Inverno.

Reply
Régis Coutinho 12 de maio de 2016 - 12:36

Oi Rosi, boa tarde! Muito bom o site, está ajudando bastante.
Eu e minha esposa pretendemos ir no final de Agosto quando provavelmente ainda estará frio, moramos em uma cidade bem quente aqui no Brasil, então as opções de roupas de frio são poucas, vc acha que compensa comprarmos aqui mesmo ou aí no Chile fica mais em conta?
Outra dúvida, passeios turísticos fica mais em conta fechar com a agência de Turismo aqui ou fechar com alguma agência aí quando chegarmos?

Desde já obrigado.!

Reply
yanna 4 de maio de 2016 - 15:49

Olá Rosi boa tarde, primeiramente Parabéns pelo blog, está nos ajudando demais a planejar nossa viagem. Estaremos em Santiago de 06/09/16 a 13/09/16. Assim como você, sou bem friorenta, queria saber se uma meia calça grossa é suficiente pra usar por baixo da calça jeans ou preciso de uma térmica e para os homens você acha que precisa de uma térmica por baixo da calça jeans? Ah só mais uma pergunta, no período que estamos indo já tem liquidação de roupas de inverno?

Reply
Rosi Guimarães 5 de maio de 2016 - 07:11

Oi Yanna,
É sim, eu uso meio calça grossa quando tá muito frio. Quanto aos homens, chega aqui e avalia e se achar necessário compra aqui, que é barato e fácil de achar em qualquer lugar. Se não me engano, setembro já é lançamento de verão, mas não estou certa.
Abraço!

Reply
Marcus 4 de maio de 2016 - 07:24

Boa dia Rosi
Quero antes de mais nada agradecer pelo blog e pelas dicas,
tem ajudado muito na preparação da minha viagem.
Seguinte, estou planejando ir à Santiago com minha namorada no dia 17/09, chegando no fim da noite e
permanecendo até dia 24/09. Li que nos dias 18 e 19 são as Festias Patrias, um feriado nacional importante.
Minha duvida é se é uma data muito ruim para ir à Santiago. Vou conseguir aproveitar a cidade? Vai estar tudo muito cheio
ou tudo fechado??
Muito, muito obrigado.

Reply
Rosi Guimarães 5 de maio de 2016 - 07:16

Marcus,
cheio não, mas encontrará muita coisa fechada. A vantagem é que vai ter a oportunidade de participar de várias festas e sentir o clima de festa chilena. É o feriado mais importante para os chilenos, mais que natal. Ano passado publiquei vários posts sobre essa data. Faça uma busca no blog para você sentir um pouco como é.
Um abraço!

Reply
Marcus 5 de maio de 2016 - 10:33

Obrigado Rosi.
Só mais uma dúvida, chego no sábado (17/09) por volta das 13h. Será que consigo achar algum lugar para fazer um câmbio bom e algum supermercado aberto?
Abraço

Reply
Marcus 5 de maio de 2016 - 13:05

Bom dia Rosi.
Obrigado pela resposta, só mais uma dúvida..
Chego em setembro no dia 17/09 no sábado por volta das 13h, será que consigo fazer um bom câmbio e encontrar algum supermercado aberto nesse dia antes do feriado?
Obrigado

Reply
Guilherme Hipólito 28 de abril de 2016 - 10:21

Olá, vc acha que vale a pena comprarmos roupas de frio ai ou no Brasil? Qual a média que se gasta aí? Pq acho aqui tudo muito caro..
Vou em Julho para Santiago…
Obrigado!

Reply
Ana 27 de abril de 2016 - 11:39

Ahh, outra coisa!! Nessa época, meados de junho, esquenta a tarde ou faz frio o dia todo?
Desculpe ficar te perturbando com perguntas!!
E parabéns pelo blog, continue postando!! rs

Reply
Rosi Guimarães 27 de abril de 2016 - 21:14

Oi Ana,
Junho é inverno e faz frio o dia todo.
Abraço!

Reply
Ana 27 de abril de 2016 - 11:36

Bom dia, Rosi!!
Já li seu blog quase todo, está me ajudando muito!!
Essas dicas de roupa vale pra meados de junho? Visto que o inverno ainda não terá começado de fato, mas estará quase começando.

Reply
Rosi Guimarães 27 de abril de 2016 - 21:15

Oi Ana,
Vale sim, mas é bom ir acompanhando a previsão do clima, sempre divulgo no facebook do Nós no Chile. curte lá para acompanhar.
Um abraço!

Reply
Andyara 23 de abril de 2016 - 09:03

Rosi! Adoro seu blog (sempre que deixo recadinho escrevo isso… rsrs)!
Finalmente, estou indo! Semana que vem chego para 3 dias em Santiago (pouquíssimo, eu sei… nem fui e já quero voltar), e depois vou para o Atacama e Salar de Uyuni. A mala está sendo a maior dificuldade, porque resolvi ir de mochilão e adivinhe: não está cabendo…. rsrs… Há anos quero uma jaqueta de pluma para me ajudar com este problema de espaço para roupas de frio. Certamente, comprarei em Santiago, graças a suas dicas! Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar aventuras!

Reply
daiana viel 20 de abril de 2016 - 12:49

vou para o chile no dia 10/09 à 17/09. Pegarei bem a época de frio. Ficarei muitos dias e não sei o que levar. SOCORROO kkkkkkkkk

Reply
Luciana Marinheiro 18 de abril de 2016 - 17:36

Rosi, primeiramente, parabéns pelo site, ótimos dicas e bem detalhado. Mas confesso que agora fiquei um pouco receosa de ir por agora. Estou com passagem comprada do dia 5 ao dia 12/05, vamos correr a Wings for Life, mas estou um pouco de medo em relação ao tempo, será que vamos pegar chuva e muito frio? qual a temperatura máxima que está fazendo?

Reply
Mariana A. 16 de abril de 2016 - 15:06

Ola!
Seu blog esta me ajudando muito em programar minha viagem. Irei para o Chile esse ano, irei visitar Valle Nevado etc dia 02/07, porem vi em alguns sites que a neve só apareceu la pela segunda semana de julho, voltarei no dia 03/07 para o brasil e estou com medo de nao conseguir conhecer a neve 🙁
Obrigada pelas dicas!

Reply
Rosi Guimarães 17 de abril de 2016 - 22:22

Oi Mariana
Curta a página do Nós no Chile no Facebook, estou publicando todas as notícias da neve lá. Hoje nevou muito no Valle Nevado. Julho é um mês de temporada de neve. https://www.facebook.com/nosnochile/
Um abraço!

Reply
ritinha 14 de abril de 2016 - 10:24

bom dia Rosi, adoro seu blog, adoro coisas bem explicadas!! parabéns, com certeza ajuda mto as pessoas! estou com viagem marcada para set/2016 ficarei 1 semana. e queria fazer 1 passeio de balão. você poderia me dar dicas de agencias confiaveis e como faz para reservar esse tipo de passeio, se é necessario comprar com mta antecedencia e etc? obrigada

Reply
Rosi Guimarães 17 de abril de 2016 - 22:37

Oi Ritinha,
Fiz um passeio pra Colchagua ontem com o pessoal da Ruta del vino. Eles fazem esse passeio, mas em determinadas épocas do ano. Pode enviar um e.mail para o Diogo, ele é brasileiros, e pode tirar suas dúvidas. Pode dizer pra ele, que eu passei o contato: [email protected]
Abraço!

Reply
Priscilla Marquez 12 de abril de 2016 - 19:43

Boa noite,
Estou indo para santiago hoje de madrugada, gostaria de saber se levo roupas basicamente de frio, como cachecol e luvas? Ou se você teria alguma sugestão.
Obrigada.

Reply
Rosi Guimarães 13 de abril de 2016 - 20:50

Oi Priscilla.
Acredito que já tenha viajado, espero que não esteja passando frio aqui em Santiago, porque hoje está gelado.
Um abraço!

Reply
DANIEL 12 de abril de 2016 - 16:14

Prezados, uma dúvida.
Estou indo para Santiago em 2 semanas, minha esposa é do tipo “friorenta” rs. Devo encorajá-la a levar uma mala de inverno? Ou vamos de meia-estação mesmo? A amplitude térmica é tão grande nessa época do ano que fico na dúvida.

Além disso, vi que já nevou algumas vezes no Valle Nevado esse ano (e há previsão de mais neve até o final do mês). Minha esposa não conhece a neve, e pensei em levá-la para um passeio/almoço até lá.

Vale a pena? Vi um post de Valle Nevado sem neve. Mas e Valle Nevado com neve, porém com estação fechada?

Abs!

Reply
Rosi Guimarães 13 de abril de 2016 - 20:54

Oi Daniel
Aqui já está bem frio. Hoje pela manhã estava 9 graus. Tem previsão de neve para esse final de semana, não sei até quando vai durar. Vale sim ir conhecer o Valle Nevado, não sei se terá neve, mas lá tem restaurante aberto.
Um abraço!

Reply
Raphael 12 de abril de 2016 - 11:57

Boa tarde Rosi. Estou indo semana que vem pro Chile, mas estou em dúvida quanto ao que levar pro outono. É tanto agasalho assim que precisa comprar/levar ou o clima é bem mais brando?

Reply
Rosi Guimarães 13 de abril de 2016 - 21:02

Oi Raphael!
Aqui hoje estava bem frio, 9 graus pela manhã, e semana que vem não vai ser muito diferente, olha a previsão: http://www.accuweather.com/es/cl/santiago/60449/daily-weather-forecast/60449. Mas se não for muito friorento, vestindo dois agasalhos são suficientes.
Boa viagem

Reply
thiago ferreira 12 de abril de 2016 - 11:03

Bom dia Rosi. Para a cidade e passeios como Conha y Toro e Viña/Valpo, a primeira camada + segunda camada + blusa térmica, são suficientes?

Reply
thiago ferreira 12 de abril de 2016 - 11:04

Acabei misturando: Se apenas a primeira e segunda são suficientes para os passeios acima.

Reply
Rosi Guimarães 13 de abril de 2016 - 21:05

Oi Thiago.
Depende, qual época do ano? Se for inverno, acho que não dá, fica bem frio aqui. Saindo de Santiago é mais frio ainda.
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário