Bairro Lastarria: cultura e gastronomia em Santiago do Chile

Alto astral, arte de rua, música, cultura, gastronomia, comércio… Tudo isso e um pouco mais você encontra no Barrio Lastarria. Esse post é para contar por que esse é um dos lugares bem bacanas para visitar em Santiago do Chile.

Esse cantinho especial fica bem no coração da cidade. O pequeno bairro engloba algumas ruas, mas é na principal delas, chamada calle José Victorino Lastarria, que se concentram as várias opções de restaurantes, bares, cafés, galerias, museus e até um cinema de rua.

Atualização 2022: infelizmente depois da onda de protestos pelo qual o Chile passou, o bairro está muito pixado, mais sujo e com mais vendedores ambulantes.

Localização do bairro Lastarrria

Você pode acessá-lo por vários pontos. Um deles é facilmente localizado chegando pela estação de metrô Universidad Católica (linha 1). Neste ponto, está o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) e tem uma passagem lateral que desemboca direto na rua principal.

Pelo outro lado, está a calle Mercedes, muito próxima ao Parque Forestal, onde fica o Museo de Bellas Artes (MNBA) e o Museo de Arte Contemporáneo (MAC). Ambos estão bem pertinho da estação de metrô Bellas Artes (linha 5).

Outro ponto é pela calle Padre Luis de Valdivia, uma ligação entre o Cerro Santa Lucía e o Barrio Lastarria.

Além das opções de museus nos acessos, o Museo de Artes Visuales (MAVI) fica localizado na rua principal, na Plaza Mulato Gil de Castro.

Ou seja, Lastarria é uma ilha, cercada de cultura por todos os lados… Porém, não é só por estar perto de tantos museus e pontos turísticos que o bairro seduz.

 

O que você vai encontrar

Um dos seus segredos é a arquitetura. Foi a partir da Igreja de Vera Cruz e de seus casarões construídos no século XIX  que o bairro se formou. As construções foram preservadas como patrimônio cultural e dão uma sensação de conhecer uma Santiago do passado.

Esse ambiente atrai turistas do mundo inteiro que querem conhecer esse lado retrô da cidade. Mas é lógico que o santiaguino também frequenta o bairro e isso faz com que ele seja muito diverso culturalmente e não pareça ser um local turístico e sim cosmopolita.

O bairro também encanta por seus murais pintados em várias de suas construções. Tem que caminhar para explorar e encontrar verdadeiras obras de arte urbana. Mas a arte não para por aí. No trecho entre o MAVI e a calle Merced, funciona uma feirinha de artesanato, antiguidades, livros e outros objetos que sempre buscamos para levar como lembrança para casa.

Outra característica é sempre encontrar por ali artistas de rua que se apresentam e contribuem para dar um toque especial ao passeio.

 

Opções para seu roteiro

Incluindo Lastarria no seu roteiro de viagem, você tem algumas opções. A primeira abre a possibilidade de um delicioso café da manhã para começar o dia e seguir depois para um dos pontos mencionados na localização. A luz da manhã rende boas fotos, mas nesse horário o local ainda não tem muito movimento. 

Uma segunda opção é almoçar em dos vários restaurantes do bairro. Ao terminar, você pode aproveitar para circular, fazer a digestão e tomar um café ou um sorvete e seguir reabastecido para o próximo passeio. E ainda pode tomar um delicioso chocolate quente na Brussels, que fica dentro da Galeria Lastarria.

Por fim, também pode-se optar por fazer um happy hour ou reservar um jantar especial com direito a degustação de vinhos. Nada mal, não é mesmo?

Independente do horário, o mais importante é combinar o roteiro com uma das várias atrações do bairro. Circular por ele caminhando. É tudo muito pertinho e vale a pena coordenar pelo menos com o Cerro Santa Lucía, o GAM e o MAVI.

Gastronomia

As dicas para comer em Lastarria são certeiras. Nossos restaurantes preferidos, sem dúvida, são o Bar Liguria e o Bocanáriz.

O primeiro é um restaurante de comida chilena super tradicional e aconchegante. Está localizado no final da José Victorino com Merced, em um casarão antigo reformado. Cada andar tem um tema, sendo que o bar possui um pé direito muito alto e ainda está decorado com um lindo painel que apresenta um verso do nosso Chico Buarque.

O segundo é um Wine Bar muito charmoso, lugar ideal para um jantar harmonizado com vinhos de todas as regiões do chile. Não esqueça de reservar!

Ainda tem a sorveteria Emporio La Rosa para você se deliciar com o melhor do sorvete chileno. Aproveita para ver este post com as melhores sorveterias de Santiago.

Faltou o cafezinho, certo? Caominhando você vai encontrar várias cafeterias com um belo expresso e tortas super bem preparadas para reforçar as energias. Fica na Galeria Lastarria e você ainda pode aproveitar para ver as lojinhas.

 

Melhores dias para conhecer Lastarria

E quais são os melhores dias para conhecer Lastarria? Os dias de semana tem bastante  movimento a partir da hora do almoço. A noite também tem movimento normal. Mas é no final de semana que o burburinho é maior e se pode sentir toda a efervescência do bairro.

Lastarria é irresistível. Você não pode deixar de conhecer.