Bairro Lastarria: cultura e gastronomia em Santiago do Chile

por Bárbara Mussili

Alto astral, arte de rua, música, cultura, gastronomia, comércio… Tudo isso e um pouco mais você encontra no Barrio Lastarria. Esse post é para contar por que esse é um dos lugares que mais amamos em Santiago.

Jose Victorino Lastarria 3

Esse cantinho especial fica bem no coração da cidade. O pequeno bairro engloba algumas ruas, mas é na principal delas, chamada calle José Victorino Lastarria, que se concentram as várias opções de restaurantes, bares, cafés, galerias, museus e até um cinema de rua.

Localização

Você pode acessá-la por vários pontos. Um deles é facilmente localizado chegando pela estação de metrô Universidad Católica (linha 1). Neste ponto, está o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) e tem uma passagem lateral que desemboca direto na rua principal.

Pelo outro lado, está a calle Mercedes, muito próxima ao Parque Forestal, onde fica o Museo de Bellas Artes (MNBA) e o Museo de Arte Contemporáneo (MAC). Ambos estão bem pertinho da estação de metrô Bellas Artes (linha 5).

Outro ponto é pela calle Padre Luis de Valdivia, uma ligação entre o Cerro Santa Lucía e o Barrio Lastarria.

Além das opções de museus nos acessos, o Museo de Artes Visuales (MAVI) fica localizado na rua principal, na Plaza Mulato Gil de Castro.

Lastarria MAVI

Ou seja, Lastarria é uma ilha, cercada de cultura por todos os lados… Porém, não é só por estar perto de tantos museus e pontos turísticos que o bairro seduz.

O que você vai encontrar

Um dos seus segredos é a arquitetura. Foi a partir da Igreja de Vera Cruz e de seus casarões construídos no século XIX  que o bairro se formou. As construções foram preservadas como patrimônio cultural e dão uma sensação de conhecer uma Santiago do passado.

Esse ambiente atrai turistas do mundo inteiro que querem conhecer esse lado retrô da cidade. Mas é lógico que o santiaguino também frequenta o bairro e isso faz com que ele seja muito diverso culturalmente e não pareça ser um local turístico e sim cosmopolita.

O bairro também encanta por seus murais pintados em várias de suas construções. Tem que caminhar para explorar e encontrar verdadeiras obras de arte urbana. Mas a arte não para por aí. No trecho entre o MAVI e a calle Merced, funciona uma feirinha de artesanato, antiguidades, livros e outros objetos que sempre buscamos para levar como lembrança para casa.

Outra característica é sempre encontrar por ali artistas de rua que se apresentam e contribuem para dar um toque especial ao passeio.

Opções para seu roteiro

Incluindo Lastarria no seu roteiro de viagem, você tem algumas opções. A primeira abre a possibilidade de um delicioso café da manhã para começar o dia e seguir depois para um dos pontos mencionados na localização. A luz da manhã rende boas fotos, mas nesse horário o local ainda não tem muito movimento. Veja neste post nossa experiência de desayuno em Lastarria.

Uma segunda opção é almoçar em dos vários restaurantes do bairro. Ao terminar, você pode aproveitar para circular, fazer a digestão e tomar um café ou um sorvete e seguir reabastecido para o próximo passeio.

Liguria Bárbara e Rosi

Eu e a Rosi adoramos o Liguria

Por fim, também pode-se optar por fazer um happy hour ou reservar um jantar especial com direito a degustação de vinhos. Nada mal, não é mesmo?

Independente do horário, o mais importante é combinar o roteiro com uma das várias atrações do bairro. Circular por ele caminhando. É tudo muito pertinho e vale a pena coordenar pelo menos com o Cerro Santa Lucía, o GAM e o MAVI.

Lastarria Predio

Gastronomia

As dicas para comer em Lastarria são certeiras. Nossos restaurantes preferidos, sem dúvida, são o Bar Liguria e o Bocanáriz.

O primeiro é um restaurante de comida chilena super tradicional e aconchegante. Está localizado no final da José Victorino com Merced, em um casarão antigo reformado. Cada andar tem um tema, sendo que o bar possui um pé direito muito alto e ainda está decorado com um lindo painel que apresenta um verso do nosso Chico Buarque.

Leia também: 10 restaurantes imperdíveis em Santiago do Chile

Liguria Pichanga

Pichanga no Bar Liguria

O segundo é um Wine Bar muito charmoso, lugar ideal para um jantar harmonizado com vinhos de todas as regiões do chile.

Bocanariz Tabla

Tabla de

Não esqueça de reservar!

Ainda tem a sorveteria Emporio La Rosa para você se deliciar com o melhor do sorvete chileno. Aproveita para ver este post com as melhores sorveterias de Santiago.

Lastarria Emporio La Rosa

Faltou o cafezinho, certo? O Beppo Café tem aquele expresso e tortas super bem preparadas para reforçar as energias. Fica na Galeria Lastarria e você ainda pode aproveitar para ver as lojinhas.

Melhores dias para conhecer

E quais são os melhores dias para conhecer Lastarria? Os dias de semana tem bastante  movimento a partir da hora do almoço. A noite também tem movimento normal. Mas é no final de semana que o burburinho é maior e se pode sentir toda a efervescência do bairro.

Jose Victorino Lastarria 1

Não poderíamos deixar de comentar que Lastarria também é um lugar muito interessante para hospedagem. Há vários hotéis, no estilo boutique, tanto na José Victorino Lastarria quant no entorno. Não deixe de dar uma olhadinha selecionando o Barrio Lastarria neste link aqui do Booking.

Lastarria é irresistível. Você não pode deixar de conhecer.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

18 comentários

Juliana Fuga Marquetti 13 de agosto de 2019 - 00:07

Olá Rosi!
Gostei muito de suas dicas. Eu e meu marido estamos indo para o Chile e chegaremos em Santiago na madrugada de 11/09. Vimos que é feriado nessa data e ficamos preocupados com algumas informações sobre manifestações que possam haver. O que vc sugere para fazermos nesse dia? Não sabemos quais locais estarão abertos e se realmente é seguro sair! Obrigada desde já… grande abraço!

Reply
Rosi Guimarães 14 de agosto de 2019 - 11:20

Juliana,
Nesse dia não é feriado aqui. Manifestações podem acontecer mesmo, é só evitar a região Central e Plaza Italia.
Um abraço!

Reply
Juliana bello santarem 28 de junho de 2019 - 00:13

Rosi, amei a dica do Lastarria! Os museus mencionados funcionam normalmente aos sábados?

Reply
Rosi Guimarães 28 de junho de 2019 - 12:44

Oi Juliana,
Abrem sim, aqui em Santiago, os museus fecham nas segundas.
Um abraço!

Reply
Lívia Oliveira dos Santos 28 de maio de 2019 - 12:19

Já disse hoje que seu Blog é incrível? Não? Poisé, seu blog é incrível.

Reply
Rosi Guimarães 29 de maio de 2019 - 09:46

Oi Livia,
Muito obrigada! fico muito feliz.
Beijo!

Reply
Renata Bougleux 22 de maio de 2019 - 12:27

Oi Rosi! Que dia acontece a feira de artesanato?

Reply
Rosi Guimarães 28 de maio de 2019 - 12:01

Oi Renata,
nas sexta a tarde e finais de semana.
Abraço!

Reply
Graziela 21 de maio de 2019 - 15:54

Olá ,Rosi.

Posso leva água, na bagagem despachada?

Reply
Rosi Guimarães 28 de maio de 2019 - 11:59

Oi Grazila,
Pode sim, mas aqui tem água mineral bem parecida com a nossa brasileira que é a Benecditino.
Um abraço!

Reply
ANGELA MARIA NASCIMENTO DE FREITAS 20 de maio de 2019 - 15:34

Oi Rosi!
Adorei suas dicas…
É a segunda vez que vamos ao chile, agora em julho.
Desta vez gostaria de conhecer algumas vinículas no vale do conchagua. Você tem uma sugestão de umas boas viniculas para conhecer? Gostaria de conhecer a casa Silva que faz um vinho que gosto muito. Nesse caso voce acha que nós deveríamos nos programar para uns dois dias?
Angela

Reply
Rosi Guimarães 27 de maio de 2019 - 11:01

Oi Angela,
No blog tem várias opções de vinícolas no Valle de colchagua. Vale se hospedar lá para conhecer melhor https://nosnochile.com.br/categorias/vinicolas/valle-de-colchagua/
Um abraço!

Reply
Luiza 17 de maio de 2019 - 04:20

Ótimas sugestões!

Reply
Rosi Guimarães 17 de maio de 2019 - 08:09

Oi Luiza!
Muito obrigada! Aproveite!

Reply
Celso 16 de maio de 2019 - 11:15

Gostei bastante do post Rosi! Me interessei em conhecer o bairro, mas nos city tour que já pesquisei os roteiros, não incluem Lastarria!

Reply
Rosi Guimarães 17 de maio de 2019 - 08:08

Oi Celso,
Esse city tour aqui, em um dia da semana faz Latarria https://nosnochile.com.br/city-tour-gratuito-em-santiago-do-chile/. Vale muito a pena!
Um abraço e boa viagem!

Reply
Carol Kruk 14 de maio de 2019 - 05:42

Estou super animada! Ficarei hospedada na José Victorino Lastarria e quero curtir esse lugar ao máximo. Já penso em qd chegar dos passeios terminar meu dia com uma deliciosa refeição nesse lugar incrível! Bem o meu estilo e do meu esposo. Obrigada pelas dicas!

Reply
Rosi Guimarães 15 de maio de 2019 - 09:30

Oi Carol.
que tenham uma excelente viagem e depois volte aqui para nos contar como foi.
Um beijo!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário