Pomaire: a cidade das empanadas gigantes e artesanatos baratos

Pomaire fica a cerca de 60 quilômetros de Santiago,.

É uma cidadezinha com apenas 10 mil habitantes, famosa pelo seu artesanato em greda (argila preta) e as gigantes e deliciosas empanadas.

São apenas duas ruas principais com várias lojinhas, uma do lado da outra. Além de restaurantes para provar a típica gastronomia chilena.

Eu já havia visitado a cidade em 2014, depois disso já voltei várias vezes e fui recentemente em dezembro de 2022 para fazer novas fotos e gravar vídeo para o nosso canal do Youtube.

Dessa vez fui durante a semana e não recomendo, pois muitas lojinhas ficam fechadas, então prefira ir em um final de semana, e também  não adianta ir muito cedo, as lojas começam a abrir por volta das 11hs da manhã.

É um passeio para quem gosta de artesanato com bom preço a adora visitar lojinhas.

O forte da cidade é o artesanato em greda – argila preta.

O  tradicional artesanato em cobre e lapislazuli, que são famosos aqui no Chile são mais fáceis de encontrar na feira de artesanato Los Dominicos.

Pomaire é um vilarejo de origem indígena e isso está bem marcado nas formas dos artesanatos, muitos de origem mapuches e precolombinos.

São inúmeras lojinhas com panelas, jarros, porquinhos, pratos com lindas pinturas mapuches e muito mais. Você também vai encontrar roupas e chapéus . Eu até aproveitei para comprar um para mim! Veja no foto logo ai embaixo.

Os próprios vendedores produzem as peças e contam com orgulho como são feitas.

Então é uma opção de passeio para quem quer viver uma experiência diferente e conhecer um cidadezinha típica chilena.

Eu adoro esse tipo de passeio, acho que é viver a cultura do lugar.

 

Na minha primeira visita vi que tinha uma placa na porta: vendemos chicha! Fiquei curiosa e resolvi perguntar a um senhor o que era.

O dono do local logo me ofereceu para provar e o filho veio todo orgulhoso contar que era tudo produzido por eles.

Mostrou o quintal com a plantação de uvas e explicou como era feito a Chicha.

É um suco extraído da uva,  produzido somente no mês de abril, quando é colhida a fruta, depois de fervido, é guardado até o dia 18 de setembro, quando é servido nas festas pátrias. Provei e gostei.

Segundo o senhor, é tradição chilena tomar chicha nas comemorações das festas pátrias – (Dias 18 e 19 de setembro, que se comemora a primeira junta Nacional de Governo. Curiosamente a Independência do Chile é dia 12 de fevereiro e não no dia 18 de setembro, como muitos pensam).

Mas nessa útlima visita procurei o local com a chicha, mas não achei.

 

Pomaire é famosa também por suas deliciosas e gigantes empanadas.

Em 1995, foi até parar no livro dos recordes como a maior empanada do mundo. Tá aí a foto que não me deixa mentir. Nos modestos restaurantes se encontram as tradicionais comidas chilenas: pastel de choclo, cazuelas, costillar… Vale provar!!!

 

Outra vantagem de conhecer Pomaire é que os artesanatos tem preços bem melhores que os encontrados em Santiago. Peças que custam entre $2.000 e $3.000 pesos chilenos, como estas das fotos. Ou ainda, duas peças por $3.500 CLP (R$19,00). Só recomendo ter bastante cuidado ao embalar as peças para levar para o Brasil para não quebrar. Importante embalar bem em jornal e depois enrolar em roupas e colocar no meio da mala.

Pomaire é um passeio que dá para conjugar com Isla Negra, onde está a mais linda casa-museu do Poeta Pablo Neruda. Você Pode visitar Isla Negra pela manhã , almoça em Pomaire e aproveita a tarde para conhecer as lojinhas.

 

Como chegar:

Com agência: Você pode fazer um orçamento com uma das nossas agências parceiras, clicando aqui.

Transfer: Caso queira um carro com motorista, recomendo fechar com o pessoal da Vem Me Buscar. Seguidores do Nós no Chile tem desconto!

De ônibus : Não é tão simples. Pegar o ônibus no terminal rodoviário San Borja, o terminal fica na Estação Central do metrô. Você vai comprar passagem para Melipilla e pedir o motorista para parar na entrada de Pomaire, de lá é só pegar qualquer ônibus na entrada da cidade

De carro: Seguir pela estrada Autopista del Sol até o quilômetro 50, e depois virar à direita no pedágio de entrada para Pomaire. Colocando no Waze não tem erro!

 

Como ter internet no Chile?

Primeiramente, é muito mais barato comprar um chip de celular aqui no Chile.

Porém, quem não quiser comprar, pode usar a rede Wi-Fi nos locais que disponibilizam acesso, como restaurantes e alguns pontos turísticos que têm internet liberada.

Mas você também pode usar o seu chip do Brasil aqui no Chile, é só fazer o desbloqueio para uso internacional.

De todo modo, é bom ter cuidado, já que as tarifas costumam ser bastante altas.

A operadora Claro Brasil promete pacotes para uso na América Latina, chamado Passaporte Américas.

Logo, para quem é cliente Claro, vale pesquisar se compensa.

E a propósito, o termo usado para o chip de celular no Chile é Tarjeta SIM, mas se você perguntar por chip eles entendem do mesmo jeito.

E para saber como ter internet aqui no Chile, clique aqui.

Leia também: 4 comprar no Chile que vale investir!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade