Chile: qual é a melhor época do ano para viajar?

por Rosi Guimarães

[Atualizado novembro 2018 ]

Inverno ou verão? Outono ou primavera? Qual estação escolher para viajar para o Chile? Depende do que você quer curtir. Sempre digo que o Chile é um país muito diverso e vale mais de uma ou duas viagens. Mas vamos lá, vou dar algumas sugestões para cada estação do ano, aí vai ficar mais fácil decidir.

Primavera: de 22 de setembro a 21 de dezembro

Se você programar sua viagem para essa época, saiba que as temperaturas já começam a subir, os termômetros marcam entre 10 e 25 graus. Há flores por todos os lados. Eu adoro, caminho pelas ruas tirando foto de tudo e fazendo stories para mostrar. É só seguir o Instagram do @blognosnochile para acompanhar.

O período também é garantia de dias bonitos, céu azul e quase nada de chuva. As manhãs e as noites têm temperaturas baixas, mas durante o dia esquenta. Ainda é necessário trazer agasalhos leves. Aposte em pelo menos um abrigo mais pesado para o passeio à montanha. A cordilheira é sempre uma surpresa, é bom estar preparado/a.

Cajón del Maipo está na lista dos imperdíveis para esse período. Já as vinícolas estarão com as parreiras começando a brotar e surgindo as primeiras frutas. Para consumir, o ideal são vinhos brancos e espumantes, mas nada te impede de tomar os tintos. Eu não abro mão, são meus preferidos.

Verão: de 21 de dezembro a 20 de março

No verão aqui no Chile, as temperaturas são iguais as do Brasil, os termômetros chegam a marcar 33 graus, calor e muito sol. E só anoitece às 9 horas da noite. Isso mesmo: jantamos com dia claro e, às vezes, passamos da hora pensando que está cedo e quando vemos o relógio, já são 10 horas da noite.

Leia também: Roteiro completo para 7 dias de viagem para o Chile no verão.

A época é boa para curtir os parques de Santiago que são muitos, cada um mais lindo que o outro. Tem o Bicentenário, o Araucano,Quinta Normal com vários museus bacanas, o de Las Esculturas. Aproveite para curtir preguiça debaixo das árvores do Parque Forestal e ainda visitar o Museu Bellas Artes que tem entrada grátis.

Templo Bahai´i

Eu sempre digo: no inverno tomamos vinho tinto e no verão os brancos, bem geladinho. Hummm!!! Visitar uma vinícola é uma excelente opção para qualquer época do ano. No verão, as parreiras estão verdinhas e a paisagem fica linda.  A vinícola Casas Del Bosque é uma ótima opção para o período. Muitas vinícolas oferecem a opção de fazer a colheita das uvas. Nos meses de março e abril acontecem a vendimia –  a festa da colheita da uva.

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

E que tal fazer um piquenique num lindo dia de sol numa vinícola? Nós vivemos essa linda experiência na Emiliana e foi maravilhoso. Um passeio diferente que a família inteira curtiu. Veja o post.

Outra sugestão é o tour no trem do espumante. Aqui neste post tem todas as dicas. A vinícola Bodegas RE também tem a opção de piquenique e até brunch, você escolhe. Veja o post aqui.

Aí você vai me perguntar: Rosi, compensa conhecer o Valle Nevado no verão? Deixo o post aqui, aí vocês decidem. Um passeio que acho imperdível para essa época, além de Cajón del Maipo que já citei antes, é conhecer as cidades praianas! Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra. Mas atenção! Prefira os dias de semana, principalmente se viaja em fevereiro, época das férias chilenas e quando essas cidades ficam bem cheias.

Outono: de 20 de março a 20 de junho

Já começa a esfriar, as temperaturas variam entre 10 e 22 graus. Os dias já começam a ficar cinza e a possibilidade de chuva é grande. Época linda também, clima gostoso e, se der sorte, vai ver neve. Dependendo do ano, a primeira nevasca cai em maio. Lembrando que a neve não tem data certa para chegar, geralmente é entre meados de maio e dura até meados de setembro, mas não dá para garantir. Quem manda é a mãe natureza.

Maio 2018

Essa também é a época em que é possível ver as folhas secas pelo chão. As vendimias acontecem até meados de abril e esse é o melhor período para visitar vinícolas porque você pode experimentar as uvas. Vejam que dia delicioso de outono passamos nas vinícolas El Principal e Matetic .

  • Também é ideal para se fazer uma viagem romântica e conhecer o Valle de Colchagua. Leia esse post.

Inverno: de 20 de junho a 22 de setembro

Chegou o inverno! Frio. As temperaturas variam entre -2 e 18 graus em Santiago. Também é a temporada de neve, época que o Chile está cheio de turistas brasileiros, loucos para conhecer a neve e o Valle Nevado. Como já mencionado antes, esse período, geralmente vai de meados de maio até meados de setembro. Mas não dá para garantir a data que a neve vai chegar, quem manda é a mãe natureza! 

Planeje bem a sua viagem e contrate um seguro para nao passar perrengues.

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

Foto: @leandro.teker

Aqui no blog, tem muitas dicas para esse período no Chile. Aproveite para ler e viajar bem informado, afinal, ninguém quer passar perrengue em viagens, né?

Quer se hospedar no Valle Nevado Ski Resort? Tem que ler esse post.  Quer passar um dia esquiando no Valle Nevado? Leia esse post.

    Valle Nevado Ski Resort Chile

    Planeje sua viagem com a gente!

    Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

    Posts Relacionados

    59 comentários

    Eliane 18 de abril de 2019 - 11:11

    Ola… estou querendo ir la pelo dia 20 de maio… sera que ja vou ver neve?? É um período bom??

    Reply
    Rosi Guimarães 22 de abril de 2019 - 08:33

    Eliane,
    A data mais provável de neve é depois do dia 15 de junho. Pode acontecer de nevar antes, mas tudo vai depender das condições climáticas.
    Um abraço!

    Reply
    Sandra Jappour 6 de março de 2019 - 21:34

    Boa Noite! Quanto eu gastaríamos em media um casal, em hospedagem, passeios, nada de grandes luxos.

    Reply
    Camila Victoria Nascimento 28 de janeiro de 2019 - 09:14

    Rosi, bom dia!!! Apesar de já ter ido algumas vezes ai, ainda me encanto e encontrei dicas valiosas em seu blog. Gostaria de fazer a travessia até Mendoza (Argentina) com meus pais, de ônibus. Qual seria a melhor época para esta travessia?? Obrigada, um beijão.

    Reply
    Rosi Guimarães 28 de janeiro de 2019 - 16:00

    Oi Camila,
    O único período que eu nao recomendo para essa travessia é no inverno, pois a estrada pode fechar com a quatidade de neve, entre junho e setembro.
    Boa viagem!

    Reply
    Tânia 20 de janeiro de 2019 - 11:33

    Olá Rosi!!! Meu nome é Tânia. Gostei muito do seu site. Estou planejando uma viagem ao Chile em Setembro. Gostaria de retornar por Mendoza na Argentina. Você acha que é tranquilo? Qual melhor transporte para ir a Mendoza? Obrigada

    Reply
    Rosi Guimarães 12 de fevereiro de 2019 - 17:46

    Oi Tania,
    Em que data seria? Se for no inverno eu não recomendo fazer de carro ou ônibus, pois a estrada sempre fecha, nesse caso a opcão seria fazer o trecho de avião.
    Boa viagem!

    Reply
    Viviane Biason Gomes Diana 24 de novembro de 2018 - 06:26

    Bom dia!! Parabéns pelo Blog! Sempre fui apaixonada pelo Chile sem nunca ter ido! Gostaria de saber como é a acessibilidade para cadeirantes no Chile. Há preocupação com isto para os turistas? Há ônibus adaptado? Hotéis?Em Vina del Mar, tem como passear? Interessante seria ampliar o blog com este tema para nos prepararmos melhor, pois viajar com cadeirante é uma caixinha de surpresas!! 🙂 Abraços Viviane

    Reply
    Rosi Guimarães 25 de novembro de 2018 - 19:24

    Oi Viviane,
    Nesse blog tem muitas dicas para cadeirantes. Ela viajou para o Chile com as dicas do Nós no Chile e depois escreveu a sua experiencia e dicas.
    http://cadeiravoadora.com.br/cadeira-voadora-no-chile/
    Um beijo e boa viagem!

    Reply
    Andressa Rangel 23 de agosto de 2018 - 21:15

    Olá, conheci seu blog na internet, fazendo uma pesquisa de viagem para o Chile. Estou pesquisando uma viagem em família para Março de 2019. Faço 30 anos dia 05 de março e gostaria de estar em viagem nesta data.
    Gostaria de ajuda de como pesquisar pacotes de viagens, e gostaria de saber se esta seria uma boa época para fazer esta viagem. Queríamos fazer a rota do vinho.
    Adorei seu blog.
    Sucesso!

    Reply
    Cíntia Vaz Godinho 18 de julho de 2018 - 08:40

    Rosi, na primavera a estrada de Cajon Del Maipo ainda tem neve? Por volta de meados de novembro. Parabéns pelo blog super completo! Bjs

    Reply
    Rosi Guimarães 18 de julho de 2018 - 13:09

    Oi Cíntia,
    Tem não, nessa data é tranquilo!
    Abraço!

    Reply
    Leonardo Silva 26 de maio de 2018 - 10:37

    Bom dia, Rosi! Muito bom seu site. Tem praticamente tudo sobre o Chile. Uma pergunta, para conhecer o deserto do Atacama, tem voo de santiago para alguma cidade da região do deserto?

    Reply
    Marcelo 2 de maio de 2018 - 12:33

    Olá Rosi, estou adorando ser suas dicas. Pretendo fazer a minha primeira viagem internacional para o Chile no mês de Dezembro. Você recomendaria para uma primeira vez??? Tinha medo de encontrar um clima de pouca beleza, mais seus posts só aumentaram minha vontade. Obrigado!!

    Reply
    Terezinha Paredes 27 de abril de 2018 - 22:58

    Estou achando muito caro os casacos,na argentina e bem mais em conta ,da uma dica

    Reply
    Rosi Guimarães 1 de maio de 2018 - 16:23

    Oi Terezinha,
    tudo bem? Pode ser que no Centro você encontre casacos mais em conta. Tem uma loja que chama Jhonsons, nela os valores são melhores.
    Abraço!

    Reply
    Fernanda Nandi 26 de abril de 2018 - 08:58

    Bom dia

    Pretendemos viajar entre Setembro a Novembro, so temos duvida de como estarão as paisagens ai, estará tudo seco e sem vida? ou já começa ter umas paisagens bonitas de primavera?

    Se tivesse como postar umas fotos dessa epoca?

    att

    Reply
    Jeane 14 de fevereiro de 2018 - 18:23

    Boa Noite !! Adorei suas dicas, vamos passar as ferias eu e meu marido no mês de Maio no Chile, gostaríamos de esquiar e conhecer o que for possível em pelo menos 10 dias, você poderia me ajudar ?

    Reply
    Pedro Luciano 5 de fevereiro de 2018 - 09:38

    Bom dia, descobri a página de vcs por uma pesquisa na net e gostaria de algumas dicas..!!
    Estou querendo fazer uma surpresa para minha esposa….iremos completar 10 anos de casados em 20/09 desse ano e temos uma filha de 6 anos…!!
    Gostaria de viajar em setembro para comemorarmos e gostaria de dicas de hoteis e passeios para aproveitarmos bem a viagem…quero ficar 8 dias aí com elas..!!

    Muito obrigado..!!

    Aguardo resposta..!!

    Reply
    Rosi Guimarães 7 de fevereiro de 2018 - 12:02

    Oi Pedro,
    Todas as dicas estão no blog. Tem um post com dicas de hotéis: https://nosnochile.com.br/13-hoteis-em-santiago-do-chile-com-opiniao-dos-leitores/
    E tudo mais que você precisar!
    Abraço!

    Reply
    Renata Soares 28 de janeiro de 2018 - 15:26

    Os passeios para Vinã del mar e valparaiso são feito no inverno também ?

    Reply
    Alice 21 de janeiro de 2018 - 12:35

    Oi, Rosi.
    Quero primeiramente parabenizá-la pelo blog, acredito que foi útil para diversas pessoas assim como esta sendo para mim nesse momento, portanto, meus parabéns.
    Meu imenso sonho é conhecer o Chile e estou pronta para isso, a quase um passo, pretendo viajar mais uma amiga no final de maio para começo de junho desse ano, caso me recomende algo, ficarei agradecida, visto que minha disponibilidade será de mais ou menos 5 dias.

    Reply
    Janice 19 de janeiro de 2018 - 10:10

    FANTÁSTICO. Muito objetivo é com recomendações muito importantes.

    Reply
    Michel 17 de janeiro de 2018 - 22:18

    Que blog ótimo! Parabéns! Rosi, estarei indo para Chile em 10/10/2018 , neste período ainda consigo esquiar ? Vale a pena? Ou não indicaria?
    Obrigado!

    Reply
    Rosi Guimarães 18 de janeiro de 2018 - 09:06

    Oi Michel,
    Em outubro dificilmente os centros de esquis ainda estarão abertos. Para esquiar o ideal é até meados de setembro.
    Abraço!

    Reply
    É verão no Chile. O que fazer e quais roupas colocar na mala? 11 de janeiro de 2018 - 14:38

    […] Aqui um post sobre a qual a melhor época do ano para viajar para o Chile. […]

    Reply
    Silene 21 de novembro de 2017 - 13:52

    Oi! sou louca pra conhecer o Chile, porém não sei se abril seria uma boa época, pois não posso ir pra região muito fria por problema de articulação! o frio faz minhas juntas doer muito! o que vc m diz do inicio de abril? ou final de março?

    Reply
    Emyne 1 de novembro de 2017 - 09:34

    Olá, se eu for agora dia 06/12 consigo ver alguma neve no vale nevada? Rses

    Reply
    Rosi Guimarães 7 de novembro de 2017 - 11:12

    Oi Emyne,
    Dezembro é verão, não é mês de neve. A não ser que caia uma nevasca fora da temporada.
    Abraço!

    Reply
    iracilda 30 de agosto de 2017 - 14:40

    Ola estou indo com 13 pessoas em outubro gostaria de um guia aguardo resp grato.

    Reply
    Vai viajar para o Chile? Tudo que você precisa saber! 27 de junho de 2017 - 09:35

    […] Inverno ou verão? Outono ou primavera? Qual estação escolher para viajar para o Chile? Depende do que você quer curtir. Sempre digo que Chile é um país muito diverso e vale mais de uma ou duas viagens. Mas vamos lá, vou dar algumas sugestões para cada estação, aí vai ficar mais fácil decidir.  Veja todos os detalhes aqui nesse post […]

    Reply
    Eliana Soares 25 de maio de 2017 - 16:35

    Poderia me indicar o melhor lugar para ficar em uma viagem de 06 dias e que seja de fácil acesso para conhecer outros lugares? Poderia indicar um bom hotel? Pretendo ir agora em julho…

    Reply
    Rosi Guimarães 30 de maio de 2017 - 10:54

    Oi Eliana, tudo bem?
    Veja esses meus post, irão te ajudar: http://nosnochile.com.br/13-hoteis-em-santiago-do-chile-com-opiniao-dos-leitores/ ehttp://nosnochile.com.br/vai-viajar-para-o-chile-duvidas-frequentes/
    Um abraço!

    Reply
    simone 8 de maio de 2017 - 06:36

    Oi, tudo bem? Muito bacana seu blog. Eu vou com a minha filha (2 anos) e meu esposo no dia 28/05 e fico até o dia 31/05 em Santiago, depois vamos para Puerto Montt e ficamos até o dia 03/06, tem alguma indicação para me fazer? Vai estar muito frio nesta epóca?

    Reply
    Rosi Guimarães 16 de maio de 2017 - 11:43

    Oi Simone, tudo bem?
    Lá em Puerto varas tem um brasileiro que trabalha com turismo, ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho dele porque não conhecemos Puerto Varas. Segue o site dele para um pesquisa: http://www.soviagemturismo.com/
    Depois volte aqui para me contar como foi.
    Abraço!

    Reply
    Rafaela 28 de abril de 2017 - 18:31

    Boa noite, estou querendo ir dia 07/09 á 10/09 é uma época boa para skia ?

    Reply
    Rosi Guimarães 2 de maio de 2017 - 08:21

    Rafaela, tudo bem?
    A temporada de esqui, geralmente vai de meados de junho até meados de setembro. Mas o mês mais garantido é agosto.
    Um abraço!

    Reply
    Keila 27 de março de 2017 - 11:30

    Oi Rosi!

    Em que mês você foi? As parreiras estavam lindas ainda!!!

    Vou na primeira quinzena de junho e gostaria de visitar alguma vinha, mas tenho visto algumas fotos com elas totalmente sem folhas… só galhos e mais nada!! Será que ainda consigo ver alguma coisa verde? hahaha Podes me ajudar?

    Obrigada.

    Bjos

    Reply
    Vicente 21 de janeiro de 2017 - 12:01

    Parabéns

    Reply
    É verão no Chile. O que fazer e que roupas colocar na mala? - Nós no Chile 12 de janeiro de 2017 - 11:21

    […] Aqui um post sobre a qual a melhor época do ano para viajar para o Chile. […]

    Reply
    Gilca Valéria Ferreira 7 de novembro de 2016 - 15:13

    Rosi, seu blog esta ainda mais maravilhoso! Amo! Vale a pena conferir suas dicas, são imprescindíveis para quem quer ir ao Chile! Parabéns, sucesso sempre.

    Reply
    Rosi Guimarães 9 de novembro de 2016 - 15:13

    Muito obrigada querida!
    Beijo!!!

    Reply
    Lorena Fernandes Lemos 29 de outubro de 2016 - 21:09

    Oi, boa noite.
    Eu vou a Santiago no dia 26 de dezembro de 2016 e volto no dia 1º de janeiro, queria saber se nesse período, entre natal e reveillón, as lojas, os passeios, museus, e outros funcionam normalmente.
    Além disso, a cidade fica muuuito cheia?
    Obrigada!!

    Reply
    É Primavera. O que fazer em Santiago do Chile? - Nós no Chile 20 de outubro de 2016 - 17:58

    […] De 22 de setembro a 21 de dezembro é primavera, quais são as melhores dicas para quem viaja para Santiago do Chile nessa época? Aqui um post com dicas para todas as épocas do ano.  […]

    Reply
    Monica 12 de outubro de 2016 - 08:36

    Oi Rose…Estou planejando férias no Chile com amigas.
    Pretendo ir no periodo de 28/11 a 12/12/2016.
    Gostei muito do seu Blog.
    Um abraço.

    Reply
    Rosi Guimarães 13 de outubro de 2016 - 12:50

    Que bom Monica!!
    Fico muito feliz. Uma excelente viagem para você.
    Abraço!

    Reply
    15 dicas imperdíveis para uma viagem tranquila para o Chile 26 de setembro de 2016 - 10:37

    […] Aqui nesse post sugestão do que fazer em cada estação no Chile. […]

    Reply
    Viajou para o Chile? 7 coisas que você já está com saudades 26 de julho de 2016 - 17:38

    […] para curtir a neve. Mas é claro que o Chile tem seus encantos tanto no frio, como no calor, veja esse meu post sobre o assunto.  Dica para quem que voltar ao Chile e quer conhecer a neve: aqui tem várias […]

    Reply
    Patricia Marques 12 de março de 2016 - 12:05

    Olá, estou gostando muito do seu blog. Vou para Santiago agora no início de abril. Nesse mês já está frio mesmo? Ou ainda posso esperar uns dias não tão frios?

    Reply
    Fabi 25 de agosto de 2015 - 20:11

    Grato presente o seu blog! Adorei! Estarei no Chile a partir do dia 22 de setembro. O que esperar do clima? Um pouco mais ameno? Viagem solo. agradeço se tiver dicas de passeios e lugares para quem viaja sozinha.

    Reply
    Luciane 29 de julho de 2015 - 19:48

    Estou em Santiago, acabei de vir de El Colorado, na estacao de esqui, ficamos no apart Habitamar, recomendo que NÃO fiquem neste apart, não tinha agua, só chegava depois das 21 h, um desrespeito com os hospedes, e roubaram um moletom de neve da Columbia, novinho de dentro do armario!!!!

    Reply
    Fabiana 14 de maio de 2015 - 11:34

    Oi Rosi, adorei as dicas de clima! Queria sugestão de operadora de turismo q faça passeios de 1 dia para as estações de ski. Estarei em Santiago de 14 à 24 de julho com marido e filhos de 12 e 10 anos. Obrigada!

    Reply
    Rosi Guimarães 15 de maio de 2015 - 09:37

    Oi Fabiana,
    Tem uma agência de brasileiros aqi que é bem legal:http://sousastour.com/. E tem outra que eu já fiz com eles e que também gostei muito que é a http://www.skitotal.cl/portugues/index.html. Um dia só é melhor você escolher uma estação e ficar nela, não caia na tentação de querer conhecer todas, não dá tempo. Eu iria para o Valle Nevado e passaria o dia todo lá, os equipamentos são caros, então vale aproveitar o dia e se nunca esquiaram, compre o pacote com aulas, vale a pena.
    Um abraço e volte para contar como foi.

    Reply
    rafael 17 de abril de 2015 - 12:19

    Obrigado pela dica Rosi!
    Ficarei apenas 5 dias no Chile, de 09 a 14/05 (sabado a quinta). Você acha que nesse período seria interessante eu tentar conhecer Valle Nevado e Viña/Valparaiso?
    Dizem que no domingo é meio parado em Santiago, você acha que seria interessante eu fazer algum desses passeios (Valle Nevado e Viña/Valparaiso) no domingo?
    Obrigado!

    Reply
    Rosi Guimarães 24 de abril de 2015 - 15:29

    Oi Rafael,
    Valle Nevado, Viña e Valparaiso no mesmo dia é impossível, você não vai conseguir curtir nenhum dos lugares. Mas Viña e Valparaiso no mesmo dia é tranquilo, uma cidade é do lado da outra (15 minutos).
    Domingo é um bom dia para conhecer Valparaiso e Viña del Mar. Valle Nevado dá para fazer em meio dia, no outro meio dia dá para ir a Concha Y Toro.
    Abraços!!!!

    Reply
    Mamute da Oficina de Inverno 15 de abril de 2015 - 14:16

    Olá Rosi! Que lugar incrível, ainda mais no inverno… fica espetacular. Visite nosso Iglu-site: http://www.oficinadeinverno.com.br
    E conheça nossos produtos, temos produtos essenciais para o Inverno.

    Abraços calorosos,
    Mamute da Oficina de Inverno.

    Reply
    rafael 14 de abril de 2015 - 17:14

    Site muito top com dicas e úteis e completas.
    Irei agora no começo de maio, há neve nesse período do ano? vale a pena ir até as estações esqui ou é melhor conhecer vina del mar e valparaiso?
    obrigado

    Reply
    Rosi Guimarães 17 de abril de 2015 - 09:25

    Oi Rafael,
    Se der sorte vai encontrar neve, o tempo já está mudando e esfriando muito. Hoje amanheceu com 6 graus. Vale a pena sim ir no Valle Nevado mesmo sem neve. Mas acho que Viña e Valparaiso também são imperdíveis. Valle Nevado dá para fazer em meio dia, não precisa do dia inteiro, aí você conjuga com outro passeio.
    Boa viagem!

    Reply

    Gostou? Deixe aqui seu comentário